FLORAIS DE BACH

FLORAIS DE BACH
EDWARD BACH

domingo, 16 de dezembro de 2012

5 - ESTADOS DE MEDO - MATÉRIA MÉDICA DOS FLORAIS



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html




5 – ESTADOS DE MEDO – MATÉRIA MÉDICA DOS FLORAIS DE BACH







ROCK ROSE 
(Helianthemum Nummularium)

 Para estados de medo.

Considerado o remédio da salvação. A usar nos casos de emergência, doença súbita, acidente. Se o doente estiver inconsciente podem humedecer-se-lhe os lábios com o remédio. Para o medo muito intenso seja qual for a sua natureza. Ataques de pânico.
O estado relativo a este medicamento, é em regra passageiro, não apresentando características de cronicidade.

Está completamente desesperado; Atormentado intensamente com medo de causa conhecida ou desconhecida; Doença súbita ou repentina; Medo muito intenso; Terror sentido após acidente; Terror após catástrofe natural; Medo intenso consecutivo a acontecimento traumático, como assalto, tentativa de violação; Pesadelos que lhe causam um intenso terror; Pânico; Sintomas físicos, tais como taquicardias, acompanhados de medo da morte; Todo o tipo de emergências; Tentativa de suicídio.



  MIMULUS

(Mimulus Guttatus)

            
              Para estados de medo.

Para o medo das coisas do mundo, nomeadamente da doença, da dor, da morte, de sair de casa, de estar sozinho, dos acidentes, de animais. Em suma para todo o tipo de medos do dia a dia e para as pessoas que transportam consigo medos em silêncio.
Este é um medicamento de eleição para crianças sensíveis e medrosas.

Qualquer medo de causa conhecida; Medo da morte; Medo da doença; Medo de não ter saúde; Medo de ter uma doença infecto-contagiosa; Medo do cancro; Medo de sofrer uma apoplexia; Medo de ter um ataque cardíaco; Medo de estar num lugar público; Medo da multidão; Medo de espaços fechados; Medo da escuridão; Medo de sair de casa; Medo de fantasmas; Medo dos mortos; Medo de estar sozinho; Medo das correntes de ar; Medo da humidade; Medo do frio; Medo do futuro; Medo da pobreza; Medo de não ter sucesso; Medo de aranhas; Medo de répteis; Medo de andar de automóvel; Medo de andar de barco; Medo de andar de avião; Medo de ser envenenado; Medo de ir ao dentista; Medo de falar em público; Ansioso por medo; Desanimado por medo; Hesita por causa de medo; Perde a confiança em si por medo.



             CHERRY PLUM
             (Prunus Cerasifera)

             Para estados de medo.

Para quando se tem medo que o cérebro se esgote. Medo de enlouquecer, de perder a razão. Medo de ter impulsos incontroláveis, de fazer coisas horríveis, indesejáveis e prejudiciais.

Fica completamente atormentado com medo de perder o controlo; À beira de um eventual colapso nervoso; Tem uma intensa actividade mental, com os pensamentos a sucederem-se em cascata; Medo de enlouquecer; Medo obsessivo e extremamente desgastante; Tensão como consequência do medo de enlouquecer ou de ter impulsos incontroláveis; Medo de ceder a impulsos violentos; Desespero.



             ASPEN
             (Populus Tremula)

             Para estados de medo.

Para medos desconhecidos, vagos, indefinidos e sem qualquer motivação racional, sem explicação ou razão de ser.
Pressentimento de acontecimentos nefastos não definidos.

Medo por causas desconhecidas; Medo vago e indefinido; Fica apreensivo e atormentado pelo medo; Tem uma intensa actividade mental; Medo do próprio medo; Medo religioso; Medo irracional; Maus pressentimentos inexplicáveis; Terrores por pesadelos; Agitação; Ansiedade.



             RED CHESTNUT
             (Aesculus Carnea)

             Para estados de medo.

Para os que estão sempre ansiosos por causa dos outros. Ansiedade por antecipação relativamente a infortúnios que possam acontecer aos outros. Em regra são pessoas que não se preocupam muito consigo, mas qualquer pequeno problema nos que amam, as atormenta e faz prever o pior.

Muito preocupado com os problemas dos outros; Ansioso com os problemas dos outros; Antecipa infortúnios, principalmente da família e amigos íntimos; Expectativa de desgraças que possam surgir aos outros; A ansiedade por antecipação causa-lhe uma tensão psicológica quase insuportável; Não quer que os outros se ausentem, se afastem; Preocupado com a segurança física daqueles que ama.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Amiga

    Li a sua questão no mail.

    Só em função dos sintomas - no entanto, parece-me que pode fazer uma redução hierarquizando-os.

    Abraço.

    JMA

    ResponderEliminar