FLORAIS DE BACH

FLORAIS DE BACH
EDWARD BACH

domingo, 16 de dezembro de 2012

15 - PREPARAÇÃO DO REMÉDIO E POSOLOGIA - FLORAIS



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html




15 - PREPARAÇÃO DO REMÉDIO E POSOLOGIA – FLORAIS DE BACH

Do frasco matriz disponível no mercado, são retiradas duas gotas, adicionadas a 30 ml de água pura e a uma colher de chá de brandy de boa qualidade, cuja função é a de conservar o remédio – se o remédio for ministrado a crianças de tenra idade, é aconselhável que não se proceda à adição da colher de chá de brandy.
Um frasco de tratamento obtido pelo método mencionado tem uma duração de cerca de três semanas.
            
Se estivermos perante uma prescrição complexa – mais de um remédio –, utilizam-se duas gotas de cada frasco matriz nesse preparado.
            
Tratando-se do Rescue Remedy, da essência retirará quatro e não duas gotas.

O efeito dos Remédios Florais varia em consonância com a estrutura biopsicológica do paciente e das circunstâncias ambientais que o envolvem e que com ele interagem.
         

Em regra, tomam-se quatro gotas, quatro ou mais vezes ao dia, aplicadas sublingualmente ou dissolvidas num copo de água, no período que for considerado adequado, que pode ir de uma semana a alguns meses. Nalguns casos agudos, uma única toma aliviará imediatamente os sintomas.

Os remédios podem ser tomados durante anos ou toda a vida, sem quaisquer contra-indicações. No entanto, pode verificar-se um agravamento dos sintomas ou o aparecimento de sintomas antigos – o que é um indício seguro de que o floral está a produzir efeitos benéficos – quando se começam a tomar os remédios ou decorrido que seja algum tempo. Normalmente são estados transitórios, mas tratando-se de sintomas suprimidos que retornam ao nível consciente do sujeito, pode ser útil e até necessária a reavaliação do caso, elaborando-se uma nova prescrição.
            
Em casos de manifesta urgência, as doses de quatro gotas podem ser ministradas com intervalos de alguns minutos até que ocorram melhoras visíveis. Em casos graves, de meia em meia hora e em todos aqueles em que os sintomas persistem durante muito tempo, de três em três horas ou segundo as necessidades do doente.
            
Nos pacientes em estado de inconsciência, podemos humedecer-lhes os lábios frequentemente, até que o medicamento faça efeito.
            
Para crianças, a dosagem é a mesma que para os adultos, mas as gotas devem ser adicionadas ao leite, água, sopa ou sumo de frutas. Tratando-se de bebé de tenra idade, em amamentação, o medicamento escolhido deve ser ministrado à mãe.




Sem comentários:

Enviar um comentário