FLORAIS DE BACH

FLORAIS DE BACH
EDWARD BACH

domingo, 16 de dezembro de 2012

13 - A PRODUÇÃO DOS FLORAIS


Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html




13 – A PRODUÇÃO DOS FLORAIS DE BACH


Nos Florais de Bach, os remédios receberam o nome das plantas, mas a energia curativa está na flor. Energia que é extraída de um modo simples – há quem se refira a um processo de alquimia natural.

Enche-se um recipiente de vidro, de cerca de 300 ml, com água pura de nascente, escolhendo-se um dia bastante luminoso, sem nuvens no céu – o dia que se segue a um de fortes chuvadas é normalmente de uma luminosidade excelente. Os recipientes a utilizar na produção dos florais devem ser previamente esterilizados, segundo o método de fervura.

Tendo conhecimento do lugar exacto onde crescem as plantas, das quais se pretende extrair a essência e tendo em atenção que esse local deve estar o mais protegido possível de interferências humanas, longe de estradas, caminhos, postes eléctricos, pastoreio, terras de cultivo, colhem-se as flores em número suficiente para cobrirem toda a superfície da água, utilizando apenas as mais perfeitas e que estejam em plena floração.
Para as árvores e arbustos que tenham sido plantados e que de qualquer modo estejam sujeitas à acção conformadora do ser humano, escolheremos as plantas que tenham sido cuidadas com mais carinho.
O recipiente é então deixado por três ou quatro horas à luz do Sol, a menos que as flores comecem a ficar murchas.
Caso o céu fique inesperadamente nublado, o processo deve ser interrompido, recomeçando-o de novo em dia propício.
Decorrido esse tempo, as flores são removidas, de preferência com um ou dois pequenos ramos da própria planta, evitando-se assim o contacto com as mãos e o liquido é depositado em frascos esterilizados cujo volume contém 50% de brandy ou conhaque de boa qualidade, que vai agir como conservante.

Alguns dos remédios, como Chestnut Bud e Willow, não podem ser preparados dessa maneira.
Para lhes extrair a essência curativa, as partes das plantas, numa proporção de três quartos para um quarto de água, são fervidas durante 30 minutos, em lume brando, em água de fonte e num recipiente esmaltado. Decorridos os trinta minutos, retira-se o recipiente do lume, tapa-se e deixa-se arrefecer. Depois de coado, o líquido é conservado em brandy ou conhaque como acima se expôs, no método de solarização.

A estes frascos chamamos “essência”. Duas gotas desta essência potenciam o frasco matriz, constituído por 30ml de brandy. 
Deste frasco matriz, a fim de obter o frasco de tratamento, são retiradas duas gotas que se juntam a 30 ml de água pura e a uma colher de chá de brandy que vai agir como conservante.
           
Um frasco matriz, com custo geralmente não muito superior a dez euros, propicia um tratamento de vários anos, o que indicia um método terapêutico muito pouco dispendioso.





Sem comentários:

Enviar um comentário