FLORAIS DE BACH

FLORAIS DE BACH
EDWARD BACH

domingo, 16 de dezembro de 2012

4 - MATÉRIA MÉDICA DOS FLORAIS



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html




4 – MATÉRIA MÉDICA DOS REMÉDIOS FLORAIS DE BACH.
 
Como é evidente, o sucesso da prescrição depende de um diagnóstico correcto e do conhecimento da Matéria Médica dos Florais, tendo em atenção as próprias experimentações de Bach neste particular.

A primeira parte, constante da matéria de cada um dos medicamentos, exprime no essencial os ensinamentos de Bach. A segunda – em itálico – , pode considerar-se uma matéria médica repertorial sintetizada, cujas indicações podem ocorrer em vários medicamentos, o que obriga inelutavelmente a que o paciente ou terapeuta proceda a um diagnóstico diferencial.

Deve anotar-se que a denominada matéria médica repertorial é meramente indicativa da estrutura caracterológica do medicamento, até porque a repetição de determinados sintomas está constantemente a ocorrer em vários destes, tendo uma função essencialmente exemplificativa. Assim, não é forçoso que o indivíduo sujeito a diagnóstico experimente ou manifeste todos os estados constantes da matéria médica repertorial. A primeira parte e essencialmente esta, deve guiar-nos na escolha do medicamento ou medicamentos apropriados  à cura do paciente em observação. 

Damos a seguir as principais indicações de cada um dos remédios, incluindo-os nos artigos referentes aos citados sete estados – medo, indecisão ou incerteza, falta de interesse pelas circunstâncias actuais, solidão, sensibilidade excessiva a influências e opiniões, desalento ou desespero e excessiva preocupação com o bem estar dos outros.







Sem comentários:

Enviar um comentário